sábado, 15 de janeiro de 2011

Entrevista - Cure 65

Bom dia Operers, como vão?

Tenho duas entrevistas traduzidas pela Nana para postar, porém, para não sobrecarregar o blog, vou postar uma hoje e a outra seguna-feira okay?
Aliás, segunda-feira eu também pretendo fazer um índice para entrevistas, qtal? q

Enfim, essa é a entrevista da Cure vol. 65, de 21.12.2008! Gostei bastante dela, dá pra perceber vários elementos do que é o Matenrou Opera!

Espero que gostem.... here we go s2


Nova sinfonia criada pela sensação de existência.
interview: 平井綾子 (Hirai Ayako) - Japonês/ingles: karmik.livejournal.com – Português: Nana

“LAST SCENE” É o quarto single do Matenrou Opera. A idéia por trás desse trabalho é “fazer as coisas que você quer fazer”. De qualquer forma, por que a produção foi feita de acordo com a reportagem, o resultado mostra novos lados da banda sem perder seu próprio som e faz você sentir a presença deles. Olhando para trás para o ano de 2008, que foi o ano em que a Cure e o Matenrou Opera se encontraram pela primeira vez, nós queremos sentir as emoções que eles colocaram em “LAST SCENE”

Eu olhei de volta para o ano passado para o Matenrou Opera, e senti da primeira vez que vocês passaram por um cronograma bem apertado.
Sono: Sim. De qualquer forma, é por isso que estava feito. Nós tentamos varias coisas pela primeira vez, e alem disso trabalhamos muito como uma banda.

Existe alguma coisa deixou uma impressão em vocês?

Sono: “Mezamashi Live '08 in Boukenou Final". Foi cativante por que foi como uma festa para nós. E foi transmitido pela TV também, e nós ouvimos muito mais do que havíamos imaginado sobre isso depois. Pessoas vieram de longe para nos ver, e nós ficamos muito felizes por isso, então foi divertido.
Yo: Esse ano, nós estamos constantemente fazendo atividades da banda. Porque quando vamos ao exterior, nós podemos periodicamente fazer shows em nos locais de origem. Ou shows consideravelmente cheios
Anzi: Como coisas que deixaram uma impressão, eu acho que é provavelmente a turnê. Alem disso, esse ano nossa mídia teve um ótimo crescimento de exposição, e nos ver muitas vezes nas prateleiras das lojas é uma sensação curiosa (risos).
Ayame: Também me sinto feliz por que nós aparecemos na mídia cada vez mais e isso atrai a atenção de mais pessoas.
Yu: Para mim, foi a turnê pela Europa, eu acho. Esse ano eu estive em contato com vários tipos de pessoas. É por isso que eu acho que esse ano é o ano de encontros. É um ano precioso, por que ganhei muita experiência pessoal que eu não conseguiria se eu tivesse vivido normalmente
Sono: Nós podemos sempre sentir mudanças como uma banda, também. Durante toda a metade de um ano, nós começamos a ver a platéia entrar em nossas musicas nas casas de shows.
Yu: Isso tudo aconteceu no nosso evento patrocinado no Shibuya O-WEST em Maio, não é? Sentir as mudanças é isso.
Sono: É, por que quanto mais shows, mais poderemos ver nossa platéia crescer.
Yu: Eu acho que estamos crescendo como uma banda também. De qualquer forma mesmo que não tenha dado para perceber muito bem na época, podemos perceber muitas coisas olhando para trás agora.

Eu acho que a mudança pode ser ouvida no single “LAST SCENE” lançado recentemente. Algo que você pode ver um novo aspecto (da banda). Uma das razões é a voz do Sono.

Sono: Quando Anzi trouxe as melodias pesadas para nós eu pensei sobre muitas coisas dentro na minha cabeça e fiquei viciado na sensação rock-ish [?]. Algo como, mesmo que tenha uma distorção, eu continuo cantando de forma única. Adicionando uma batida e coisas similares para que os vocais se tornassem um desafio.

Seu vocal está forte e tem muita presença

Sono: Na verdade eu tenho cantado assim por muito tempo, mas eu não estava fazendo isso recentemente. De qualquer forma, esse é o estilo de cantar que eu usava no passado, eu não tenho muitos problemas com isso.

Yu: Eu estava na hora da gravação, e realmente parecia que ele não tinha problemas. Mesmo que não tivéssemos feito isso com o Matenrou Opera antes, ele não estava fazendo isso de forma agitada/preocupada.

As melodias também têm um grande impacto no começo. A primeira musica “Last Game” é a uma união entre Ayame e Anzi. É a primeira, não é?

Anzi: Sim, foi como, Ayame trouxe a musica primeiro e eu adicionei um monte de coisas nela.
Ayame: Eu pensei que seria legal se nós fizéssemos como uma musica tema de um anime. Como o tipo de composições que o refrão é melódico e vem após a introdução.
Anzi: Mesmo sendo uma musica originalmente composta pelo Ayame, é uma musica direta. Eu me perguntei se nós podíamos fazer um acesso para conceito do Matenrou Opera e adicionar elementos pesados a isso.
Yo: Isso soa como Matenrou Opera, mas não é um pouco mais alegre do que as outras musicas? Nós podemos expressar isso de forma diferente, e eu pessoalmente gosto do refrão dessas musica.
Yu: É uma musica que você não teria pensado que nós faríamos, não é?
Agora, o tema do trabalho é “coisas que fazem você pensar sobre a última cena”, mas quais são os “últimos” elementos em “Last Game”?

[Last = Ultimo. Por isso a palavra “ultimo” sempre aparece entre aspas ]

Sono: Eu escrevo as letras por um ponto de vista masculino. Mesmo que a musica seja sobre alguém que considera o amor um jogo, no fim ele se torna serio. Esse é o “ultimo” elemento.

Então mesmo que você diga “ultimo”, não significa fim, não é? A próxima musica é “Datura”. A propósito, o que significa “Datura”?

Sono: É uma planta venenosa. Embora ela (a musica) seja sobre drogas, o “ultimo” em Datura é morrer feliz durante uma viagem. É uma desilusão, ou coisa boa, tem partes na letra que não tem significado, mas eu escrevi de acordo com o sentimento e o som da musica.
Yu: Eu toquei do jeito que eu queria em Datura! A letra é muito rock pesado, então eu toquei de acordo com o meu coração
Yo: Como um extra,eu também toquei do jeito que eu queria!Ainda no começo do ultimo refrão, eu continuei com o estilo hard rock na minha cabeça. Anzi faz o solo de guitarra no ultimo refrão, então eu pensei “o som do baixo poderia ser algo assim também?” então eu tentei tocar isso com todo o meu coração
Anzi: O riff pricipal da guitarra foi originalmente feito pelo Sono, então basicamente, eu toquei de um jeito que ficasse diferente. Eu, também, toquei livremente do jeito que eu queria também.

E sobre o Ayame ... ?

Ayame: Sim! Eu realmente toquei do jeito que eu queria também!

Então todos tocaram do jeito que queriam! certo (risos)

Ayame: De todas as três musicas, eu usei vários sons nessa musica, e um som étnico. Eu usei sons que trouxessem uma atmosfera para a linha de simplicidade; estilo japonês, sons gagaku, e efeitos. Eu mixei alguns instrumentos nela, então eu realmente toquei como queria.
Sono: De alguma forma, se todas tocaram do jeito que queriam isso vira a forma do Matenrou Opera. Mais tarde isso vai se tornar natural.

Ao contrario, teve alguma ocasião em que quem compôs a musica foi muito inteligente sobre a imagem da musica?

Sono: Sim. No começo você pensa que é muito importante converter a imagem na sua cabeça cuidadosamente. Mesmo escrevendo cada nota em detalhe. De qualquer forma, mais tarde, quando alguém traz a musica, nós entendemos sua intenção naturalmente e completamos o restante

Eu vejo. Francamente, eu acho que todos tocaram do jeito que queriam. (risos). De qualquer forma, desse jeito, todos deram ênfase na ótima base e podemos sentir a presença no Matenrou Opera nela. Alem disso, é fácil entender “Tenjou no kakehashi wo” é um elemento que representa bem o ultimo “ultimo”

Sono: É uma historia sobre um homem e uma mulher que são amigos de infância, e a mulher é o personagem principal. Mesmo que o homem goste da mulher, a mulher continua sentindo como amigos de infância e não tem sentimentos para um romance ainda. Ai o homem morre em um acidente. Depois ela percebe que gostava dele, e ela passa a gostar dele depois que ele morreu. A mulher percebe os seus sentimentos depois que ele se foi e em seguida, segue atrás dele.
Yu: Essa musica é uma musica que compomos todos juntos em uma só direção. “Sendo capazes de prever o resultado naturalmente”, ou como, evoluindo quando todos querem que você evolua. O solo de guitarra que vem de repente é de novo um pensamente brilhante!
Anzi: (risos) Eu toquei pensando que seria bom se fosse um grande tema para um filme.
Yu: Eu também, sentir o clima da musica pensando em tocá-la com um grande sentimento.

O teclado fica bem nesse tipo de musica. O que você acha?

Ayame: Mesmo que o tom continue o mesmo, os instrumentos mudam um pouco com uma parte da musica. Essa é a minha fixação. A mulher encontra a resposta no final? O trecho “Por favor, até que eu venha até você basta aguardar um pouco mais...”* no fim me faz pensar que existe luz no fim
Sono: Sim, por que ela encontra um caminho em que possa seguir.
Você trabalhou para fazer algo que representa varias coisas ao mesmo tempo
Sono: Eu pensei que nós podíamos trazer algo novo e adicionar para o que é Matenrou Opera, direção indesviável e núcleo. O single se tornou um pedaço de frente de trabalho que certamente terá um efeito positivo sobre a banda no futuro.

Eu acho que se tornou um trabalho sinfônico que se encaixa perfeitamente para essa razão, quando ele, o inverno, chega completamente. Mas, vocês gostam de inverno?

Sono: Eu nasci no inverno, então eu gosto do inverno.
Yu: Eu estou começando a poder fazer esportes de inverno. Alem disso, comida é deliciosa no inverno! Eu gosto de comer enquanto ando pela rua com o tempo claro.
Yo: Inverno é estação que você fica sentimental, não é~ Eu acho que eu pareço bem legal quando eu estou imerso de certa forma nesse estado de espírito.
Todos: ...

Todos ficaram um pouco quietos, não é?

Yo: Eles são insensíveis~ (risos) Bem, se eu tenho que dizer de outra forma, eu gosto do inverno.
Ayame: Se eu tenho que dizer, eu não gosto tanto. Por que meus dedos ficam gelados quando eu toco piano
Anzi: O tempo fica limpo e a paisagem é linda, mas eu odeio frio...

De qualquer forma, é a estação atual, mas tem algo especial que aconteceu para vocês nesta estação?

Yo: Festa de Fim de Ano do Matenrou Opera, é claro! É sempre na minha casa, e eu determinadamente cozinho para todos. Bem, eu definitivamente vou fazer isso este ano também.
Ayame: Nós passamos o ano novo ano passado no palco.
Sono: Sim, eu passei o ano novo fazendo headbang com uma garrafa de champanhe na mão...
Todos: (risos)
Bem, eu quero saber sobre suas atividades no próximo ano também!
Sono: Esse é o ano em que a musica do Matenrou Opera vem a existir então quero fazer do próximo ano, o ano em que nós vamos fazer mais musicas e nossas atividades vão aumentar.
Ayame: Esse ano nós pudemos fazer varias musicas, então ano que vem eu quero fazer varias musicas e fazer um One-Man!
Yu: Eu acho que “LAST SCENE” será mais fácil de entender do que nossos lançamentos até agora. Eu gosto de musicas e temas que são fáceis de entender, então agora também, eu quero afirmar que vamos fazer musicas que vão fazer você pensar “isso é Matenrou Opera” imediatamente quando você ouvir
Anzi: Esse ano é meu primeiro desafio na cena Visual Kei, então eu acho que ano que vem será o verdadeiro começo. Eu quero que os músicos dessa cena saibam o meu nome, pelo menos.
Yo: Eu espero que possamos fazer coisas divertidas com todos que estão em volta no ano que vem.

~x~

Então é isso galere q

~Mikaru~
MOBR Moderation

Nenhum comentário:

Postar um comentário