quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Entrevista - Cure 68

Oe Operers, como vão?

Confesso que com a correria que anda minha vida, tinha total esquecido dessa entrevista... então, lá vai!


Em direção ao lugar em que você pode se libertar com a perfeição de “Anomie”
interview: 植田裕子 (Ueda Yuuko) // japonês/inglês: karmik.livejournal.com // Português: Nana

Matenrou Opera, eles terão o seu tão esperado One-Man em Julho, falando sobre a perfeição pouco a pouco do “Plano Anomie” O maxi-single “acedia”, que também pode ser chamado parte do plano, ultrapassa o tema “simpatia” e se torna “resgate”. Durante as atividades em grandes lugares, eles estão se movendo a outros lugares com muita força completando o “Plano Anomie” em Julho. Nós perguntamos sobre seus sentimentos no meio desse redemoinho.

Seu próximo maxi-single será o quinto, e parece que vocês tiverem muitos shows no ano passado. Fazem apenas 2 anos desde que Matenrou Opera foi formado, então eu acho que tamanha energia para fazer tudo isso é admirável.
Sono: Sim, agora é o momento certo para isso, então acho que devemos fazer isso gora.
Anzi: Mas nós não estávamos tão ocupados ano passado, estávamos?
Ayame: Pense em o quanto esse ano foi ocupado (risos)
Yu: Ano passado foi bem ocupado quando pensamos no ano passado, mas agora mesmo parece que nós estamos prontos para atravessar um semestre desse ano (risos)

Isso por que vocês estão trabalhando no maxi-single?
Sono: Isso, e o “Plano Anomie” está em processo. O plano está em ação desde que anunciamos na Cure em Janeiro (21), e considerando que o plano termina em 23 de Julho no nosso One-Man, todas as nossas atividades serão de acordo com o plano Anomie


O significado do single que vai ser lançado faz parte do Plano Anomie?
Sono:
Sim, mas só a primeira musica “Hiai to Melancholy” é sobre os mesmos conceitos que o significado por trás do Plano Anomie

“Anomie” é uma palavra nunca ouvida antes, então que tipo de plano é esse?

Sono: Anomie é um lugar onde as leis se desgastaram e não existe controle, e para nós, é ignorar todos as regras desse mundo e criar um Matenrou Opera como Anomie. Essa idéia será realizada no One-Man em Julho.


Então significa que as pessoas que irão ao show poderão se libertar sem limites?
Sono:
Sim

Como surgiu essa idéia?
Sono: Eu sou o único que sempre escreve as letras, no começo eu pensei em escrever “letras que você se identificar”, eu pensei, eu escrevo musicas sobre como os ouvintes são incapazes ou que tem uma vida triste, mas agora eu mudei para “letras que resgatam”

É uma mudança de como você considera os ouvintes?
Sono: Sim. Eu posso contar muita coisa para essas pessoas, e eu sinto que posso entendê-los também, acho que posso ter algumas respostas que possam ajudar. Desta forma, eu quero ajudar com a musica do Matenrou Opera, ou... Eu comecei a pensar que seria ótimo se eu pudesse trazer um guia para eles. Como se fosse “A partir de agora, esqueça as regras e entre no mundo do Matenrou Opera”. Esses sentimentos se tornam um plano naturalmente, e é isso que vamos fazer esse ano.

As três musicas no “acedia” tem um diferente sentimento entre elas. Quem se encarregou de compor cada uma?
Sono: Pela primeira vez, todas as três musicas foram compostas por pessoas diferentes. “Hiai to Melancholy” foi composta por mim, “Faust” pelo Anzi e “Lawn Daisy” pelo Ayame.

Atualmente, isso parece “As cores do Matenrou Opera”, que foi estabelecido para fortalecer o som da banda. Como vocês colocaram tudo junto nesse single?
Sono:
Eu acho que o som do Matenrou Opera é certamente determinado, mas nós não queremos parar por aqui. É por isso que toda vez que lançamos um single nós tentamos algo novo, e dessa vez nós balanceamos nosso som, tentando colocar um loop no som o teclado, e criar musicas conscientes das coisas que não havíamos tentado antes

Parece que o significado da palavra “acedia” É fechado ao significado do um dos 7 pecados capitas, “preguiça”. Por que vocês deram esse nome?
Sono: Isso tudo é contato em Anomie... A primeira musica “Hiai to Melancholy” é sobre a tristeza e melancolia de perder um amor. Nessa musica, apatia leva a depressão, e se torna um dos pecados, a preguiça.

Então é como ter um enorme choque e perder sua vontade de seguir em frente, e isso leva a preguiça
Sono: Eu acho que todos já tiveram esse tipo de experiência. É por isso que eu quero poder ajudar pessoas que sofreram com a preguiça causada pela depressão com o nosso Anomie.

Pensando dessa forma, o pedaço na letra “Eu prefiro viver negligencias” é muito forte
Sono: Essa parte é exatamente o que nós estávamos falando agora sobre colocar em palavras, então eu fico feliz se essa mensagem é transmitida

E sobre “Faust”, a letra é mágica. Além disso, o som é pesado, e não tem a solenidade que existe em musicas religiosas.
Sono:
Sim. Quando Anzi nos trouxe a base da musica, eu pensei “uma musica sobre magia negra” (risos). Por isso que eu escrevi a letra sobre um pacto com o diabo em troca de magia, como Fausto de Goethe.
Anzi: Mesmo se eu disser para mim mesmo, eu acho que não é uma musica que salvara alguém, mas só uma musica sombria. (risos) É por isso que quando eu ouço a letra sobre magia negra, eu penso que é se encaixa perfeitamente. É uma musica muito característica para mim. Por que eu sou o personagem da magia negra, e o Yo é o da Magia branca.
Yo: É isso? (risos) Mas de verdade, é muito Musica do Anzi, não é?
Essas musicas são um ponto forte do Anzi?
Anzi: Eu gosto de musicas sombrias. Eu gosto de ouvir musicas sombrias em um lugar escuro com a iluminação de apenas uma vela (risos)

Entendo (risos). Nessa musica, o teclado também tem muito efeito, não é?
Ayame:
Certo. No momento que eu ouvi a musica eu comecei a pensar em varias coisas que eu poderia tocar, então quando eu pensei que a musica podia ter um sentimento de magia negra, as letras ficaram exatamente assim. Eu acho que essa musica é uma musica que todos nós pudemos criar com o mesmo sentimento.

Na ultima musica “Lawm Daisy”, parece um fluxo de superfície em linha reta em direção luz. Esse é o tipo de musica que é seu forte. Ayame?
Ayame:
Eu gosto de ambas, musicam claras e sombrias, então sim, é isso. Essa hora eu realmente dividi nossos pontos fortes, então eu me diverti tocando teclado.

Tem uma hora em que o teclado e a guitarra tocam em união.
Ayame: Sim, isso está na introdução. Primeiro nós pensamos em colocar um solo de guitarra, mas ai nós tivemos a idéia de fazer uma união entre o teclado e a guitarra, então eu fiz desse jeito
Anzi: Quando a composição estava pronta. Eu tentei varias coisas de improviso quando nós estávamos arrumando a musica durante o ensaio quando pensei “não seria legal se fizéssemos uma união?”

Olhando para essa variação de musicas, vocês acham que são capazes de fazer varias coisas exatamente por que vocês são “Matenrou Opera”?
Yu:
Sim. Eu penso desse jeito. Depois de tudo, eu penso que seria chato parar por aqui. Em “Ruriiro de egaku niji” que nós fizemos rapidamente depois da troca de membros, nossa prioridade era fortalecer o som da banda, e nós não estávamos pensando em esticar as mãos para muitas pessoas. Pelo contrario, agora nós pensamos que podemos fazer isso. Não é exatamente consciente, mas nossa escala, naturalmente, apenas amplia... Embora eu acho que é, naturalmente, o objetivo de quem compõe.

Ayame: Além disso, eu acho que nós podemos fazer varias coisas naturalmente por que todos nós gostamos de coisas diferentes
Anzi: Mesmo que nós com certeza tenhamos gostos em comum, nós também temos uma personalidade forte e todos nós somos diferentes
Vocês tem um evento patrocinado em Maio, mas quais são seus planos atualmente?
Sono: Embora não temos detalhes ainda, o titulo do One-Man será “Dawm Of Anomie” e relativo a isso, os próximos três eventos de patrocínio serão chamados de “Seed of Anomie”
Então esses três lugares colocaram a semente que será semeada, e o One-Man do nascer do sol virá.

Sono: Sim. Nós queremos semear dentro de todos para mudar para o sentimento de Anomie
Ayame: E alem disso, nosso aniversario de dois anos é outro tema desses três eventos.
Anzi: Puxado, não é?
Todos: (risos)
Sono: É um pensamento certo, não será como “Esse é o nosso segundo aniversário~!”, desde que faz só um ano com esses membros.
Yo: Mas de alguma forma parece que já estamos juntos a uns 3 ou 4 anos (risos)
Yu: Por que esse ano, houveram menos dias que não tenhamos visto uns aos outros
Anzi: Recentemente eu passei 9 dias com o Yo. Foi como, todo vez que partíamos dizíamos “Hoje é o ultimo dia”, mas toda vez apenas um dia passava até que nos víssemos outra vez.

Eu me pergunto de onde vocês tiram energia para manter toda essa densidade das atividades
Yu:
Agora mesmo, nós estamos completando nossos planos para julho, então nós estávamos fazendo o nosso melhor pensando “Vamos fazer isso!”
Anzi: Por que nós já estamos conhecendo onde iríamos tocar. Nossos planos estão se tornando mais específicos, então eu sinto que nós estamos indo conhecer aonde vamos tocar. Algo como “Depressa! Depressa!” (risos). Depois de tudo, você não sente que seus planos estão vagos, ou pensa? Se você decide claramente “Eu preciso fazer isso depois disso!”, depois disso você consegue dar o seu melhor. Então certamente se você não fizer isso você vai morrer (risos)

Yo: No começo nós realmente queríamos que as pessoas nos conhecessem , mas agora eu acho que o numero de pessoas que nos conhecem está aumentando pouco a pouco. È por isso que queremos mostrar um ótimo cenário para essas pessoas, no One-Man em julho

Bem, nós podemos esperar ver um novo mundo criado pelo Matenrou opera neste dia?
Sono:
Isso é algo que todos nós temos em nossa mente, mas pode não ser uma mudança que é obvia a primeira vista. De qualquer forma, nós queremos que o Matenrou Opera se torne um pouco mais essencial na vida dos Operes – é assim que nós chamamos nossos fãs -, e eu acredito que o numero de Operes ira crescer nessa proporção.

~x~

Então é isso!

~Mikaru~
MOBR Moderation

Nenhum comentário:

Postar um comentário